(Foto: Daniel Ducci)

Kruchin Arquitetura, Parque Augusta, São Paulo, SP

Áreas verdes são essenciais para reduzir o calor, melhorar a qualidade do ar e dar mais opções de lazer à população. A capital paulista tem hoje pouco mais de 16 metros quadrados verde por habitante, índice que supera em quatro pontos percentuais o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. No entanto, esse número não é tão positivo quanto parece à primeira vista. A maior parte do verde está concentrada nos extremos Sul e Norte da cidade, áreas distantes e de difícil acesso, enquanto outras regiões, entre elas o centro da cidade, têm índice inferior aos 12 metros quadrados por habitante considerados ideais pela OMS. O recém-inaugurado Parque Municipal Augusta Prefeito Bruno Covas, ou simplesmente Parque Augusta, é um presente mais que necessário para São Paulo, o primeiro de muitos que a população ainda precisa receber.

Localizado em um quarteirão entre as ruas Augusta, Consolação, Caio Prado e Marquês de Paranaguá, o Parque Augusta perfaz uma área de 24 mil metros quadrados que começou a ser ocupada nos primeiros anos do século 20. A primeira edificação no terreno foi o Palacete Uchoa, projetado pelo arquiteto francês radicado no Brasil Victor Dubugras (1868-1933). A partir de 1906, o imóvel passou a sediar o Colégio Des Oiseaux, uma escola de freiras para meninas de famílias abastadas. Ainda na primeira metade do século passado, duas outras instituições educacionais foram implantadas no grande lote – a Escola Santa Mônica, voltada para crianças carentes, e o Instituto Superior de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae, com projeto de Rino Levi (1901-1965). Mais tarde, o instituto foi cedido à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e sua área foi desmembrada do terreno original. No final dos anos 1960, o Colégio Des Oiseaux e a Escola Santa Mônica deixaram de funcionar e suas edificações foram demolidas no início da década seguinte.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante