Kisho Kurokawa: Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, Malásia

A Malásia, país com 20 milhões de habitantes, terá em 2020 um aeroporto internacional - cuja primeira fase acaba de ser concluída - capaz de atender 120 milhões de pessoas por ano. Ele foi projetado para receber os futuros aviões hipersônicos, que transportarão entre 300 e 500 passageiros e voarão de Nova York a Tóquio, por exemplo, em cerca de três horas. Apenas uma dezena de aeroportos, em todo o mundo, terá condições de receber essas aeronaves. Malásia, China e Coréia do Sul concorrem para abrigar um desses centros internacionais de tráfego aéreo. Com o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, a Malásia dá um passo importante nessa direção.

Projetado pelo arquiteto japonês Kisho Kurokawa, o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, capital da Malásia, ocupa uma área de cem quilômetros quadrados (dez vezes maior que a do aeroporto de Narita, no Japão). A primeira fase da obra foi concluída em junho, com duas pistas de 4 mil metros e um terminal para 25 milhões de passageiros por ano. Quando estiver concluído, em 2020, terá cinco pistas e poderá atender 125 milhões de pessoas.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante