(Foto: Ruy Teixeira)

KAS ARQ: Galeria Galatea, São Paulo, SP

Respeitando os padrões internacionais, mas contrapondo-se ao tradicional cubo branco, o projeto da KAS ARQ para a nova galeria Galatea, no bairro paulistano dos Jardins, resgatou a arquitetura brutalista da edificação em que se insere enfatizando a presença do concreto aparente. Um jardim interno com iluminação natural humaniza a estética.

O salão expositivo se concentra no térreo do Edifício Thaís, no bairro da Cerqueira César, em São Paulo, em espaço de 490 metros quadrados antes ocupado por uma agência bancária. Já no primeiro pavimento, ficam o viewing room, escritório e acervo. Foi diretriz do projeto resgatar as características originais, ocultas por reformas, da arquitetura brutalista do prédio de 1978, assinado pela arquiteta Maria Luiza Correa. E, assim, valorizar a estética do concreto aparente, referência para o novo revestimento de piso e revelado com as remoções determinadas pelo projeto. Ainda, a ideia foi utilizar poucos materiais na sua forma in natura, num jogo de texturas e composições básicas: paredes lisas e brancas por razões expositivas, granilite nos bancos sob o jardim e na recepção, aço na escada de acesso ao andar superior.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante