Kahn do Brasil: Clínica hospitalar Baum, Blumenau, SC

Especializado em arquitetura hospitalar, o escritório Kahn do Brasil - que integra o grupo criado há mais de um século pelo arquiteto Albert Kahn, em Detroit, Estados Unidos - assina o projeto da clínica hospitalar Baum, que prestará serviços de assistência, diagnóstico, terapias e internação à população de Blumenau, SC, e de todo o Vale do Itajaí. Distribuídos em três blocos, os ambientes foram configurados de forma a promover o máximo de iluminação e ventilação naturais, bem como permitir conexão com a paisagem.

Um artigo escrito por Arthur Brito, arquiteto e diretor executivo do Kahn do Brasil, para uma revista norte‑americana de planejamento em saúde foi responsável pela parceria entre o escritório e os 60 médicos que são também acionistas da Clínica Hospitalar Baum, a ser construída em terreno de mais de 30 mil metros quadrados na zona norte de Blumenau, SC. O tema abordado na publicação – uma metodologia chamada de “projeto baseado em evidência” – despertou a atenção de um dos três médicos idealizadores do empreendimento. Trata-se de um processo em que as decisões arquitetônicas são fundamentadas por estudos científicos da área de saúde, buscando atingir resultados como produtividade e resolutividade, que, no caso da clínica catarinense, são considerados princípios fundamentais.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante