O terminal de Uberlândia foi implantado em terreno vizinho ao fórum

José Roberto da Costa Lima, Munir Buarraj e Edmundo Lucio Giordano: Terminal de integração e shopping center, Uberlândia, MG

O terminal central de transportes de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é explorado pela iniciativa privada. Convivem na mesma edificação, em pisos diferentes, o núcleo central do transporte coletivo da cidade e um shopping center voltado para os usuários dos ônibus. O projeto teve que atender duas exigências fundamentais: baixo custo e construção rápida. Esses foram os fatores determinantes na solução estrutural adotada e na definição do partido arquitetônico do complexo de transportes e centro de compras. A estrutura mista, combinando concreto e aço, atende tanto à urgência do cronograma quanto ao requisito de baixo custo.

Na década de 80, a prefeitura de Uberlândia, MG, encomendou ao arquiteto Jaime Lerner um plano diretor de transportes. O trabalho sugeria a construção de seis terminais urbanos para a organização do transporte coletivo no município. Ficou decidido que apenas cinco seriam construídos, mas somente as obras do Terminal Santa Luzia, na região sudeste da cidade, foram iniciadas. Em 1993, o arquiteto José Roberto da Costa Lima foi chamado para desenvolver um projeto para a célula central do sistema. Foi constituída uma empresa para explorar comercialmente os terminais, com centros de compras – espécie de shopping centers populares -, que garantiriam sua rentabilidade.

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