Jorge Mario Jáuregui: Urbanização do complexo habitacional de Manguinhos, Rio de Janeiro

Invasão de imóvel, reintegração de posse e desmonte de favela foram assuntos cotidianos no Rio de Janeiro nos meses de março e abril, período de elaboração desta matéria. Mostramos, a seguir, a atual etapa da requalificação do Complexo de Manguinhos, na zona norte da cidade, cujo Programa de Desenvolvimento Urbanístico (PDU) foi elaborado por Jorge Mario Jáuregui para a municipalidade há cerca de dez anos. A implantação parcial - a etapa de elevação da via férrea teve conclusão em 2013 - foi executada sob a responsabilidade estadual por meio de uma ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

“A formação de favelas será sempre possível, em todo o país, frente à carência de moradia digna e financeiramente viável aos setores de baixa renda. Também a existência de áreas públicas abandonadas, ou malcuidadas, implicará risco de invasão”, declarou Jorge Mario Jáuregui em resposta ao questionamento sobre a razão dos acontecimentos atuais – como a invasão, e posterior reintegração de posse, de um complexo logístico e a remoção de famílias do entorno das obras da Vila Olímpica, em Jacarepaguá – na cidade que o arquiteto argentino elegeu como morada há mais de três décadas.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante