1º lugar

Concurso Porto Olímpico Rio 2016: João Pedro Backheuser é o vencedor

A futura configuração urbana da região portuária do Rio de Janeiro - notadamente ao longo da avenida Francisco Bicalho, nas suas duas margens - vai refletir a antevisão que dela tem o arquiteto João Pedro Backheuser. Carioca, formado em 1994 pela Universidade Santa Úrsula, ele é o coordenador da equipe cujo projeto venceu o concurso de arquitetura e urbanismo Porto Olímpico, para a construção, na zona portuária, das instalações que atenderão à Olimpíada de 2016. O resultado foi anunciado no final de junho no Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil, organizador da competição realizada pelo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), que é subordinado à prefeitura. O trabalho foi escolhido entre mais de 80 inscritos. Vila de Mídia, Vila dos Árbitros, hotel e centro de convenções eram algumas das edificações que os candidatos deveriam inserir em terrenos ao longo de um trecho da avenida. Os jurados Gisele Raymundo, Miriam D’Ávila Cavalcanti, Washington Fajardo, Gustavo Nascimento, Ivan Mizoguchi, Alder Catunda, Márcio Tomassini, Ricardo Villar e Sérgio Magalhães selecionaram ainda os trabalhos inscritos por Roberto Aflalo Filho (segundo lugar, prêmio de 35 mil reais), Francisco Spadoni (terceiro colocado, 25 mil reais) e Jorge Mario Jáuregui (quarto lugar, 20 mil reais). O trabalho vencedor foi premiado com 80 mil reais.

A futura configuração urbana da região portuária do Rio de Janeiro – notadamente ao longo da avenida Francisco Bicalho, nas suas duas margens – vai refletir a antevisão que dela tem o arquiteto João Pedro Backheuser. Carioca, formado em 1994 pela Universidade Santa Úrsula, ele é o coordenador da equipe cujo projeto venceu o concurso de arquitetura e urbanismo Porto Olímpico, para a construção, na zona portuária, das instalações que atenderão à Olimpíada de 2016.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante