João Filgueiras Lima: Centro de Reabilitação da Rede Sarah, Rio de Janeiro

No Centro de Reabilitação Sarah-Rio, o arquiteto João Filgueiras Limas (Lelé) repetiu a implantação horizontal das unidades de Salvador, São Luís e Brasília, integrando ambientes a terraços ajardinados, onde os pacientes usufruem da paisagem e tomam banho de sol. Os espaços são protegidos por coberturas onduladas, com sheds que permitem incidência controlada do sol, importante no combate às infecções.

O terreno destinado à construção do centro de reabilitação no Rio de Janeiro foi cedido à Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor pelo governo do estado, com a interveniência da prefeitura local. O sítio, denominado ilha Pombeba, é, na verdade, uma península, localizada às margens da lagoa de Jacarepaguá (próximo ao Riocentro), com uma ligação pavimentada de 700 metros de extensão com a avenida Salvador Allende, uma das principais da região. O local antes abrigava setores municipais de conservação de vias públicas.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante