Jirau Arquitetura e Urbanismo: Residência, Caruaru, PE

O conjunto habitacional Wirton Lira, localizado em Caruaru, foi a obra do jovem escritório Jirau Arquitetura e Urbanismo escolhida para integrar a mostra do pavilhão brasileiro na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, em cartaz até 23 de novembro, na Itália. Enquanto isso, na mesma cidade do interior de Pernambuco, terminava a execução da casa do sócio fundador do estúdio, o arquiteto Pablo Patriota, concebida por ele a partir dos preceitos da escola pernambucana.

É influência marcante no projeto da casa do arquiteto Pablo Patriota o sombreamento de ambientes e superfícies através de beirais, relevos e terraços, com o qual se faz a transição para os interiores. São diretrizes que, na década de 1970, foram compiladas pelo arquiteto Armando de Holanda na publicação Roteiro para construir no Nordeste. Também a experiência de trabalho de Patriota com Wandenkolk Tinoco, em Recife, a partir de 2006, quando o jovem se formou pela UFPE, impulsionou o desenho da residência. “O grande ensinamento de Tinoco é a espacialidade da arquitetura; o que não está construído tem grande importância em sua obra”, declara o arquiteto a respeito daquele que considera seu grande mestre.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante