(Foto: Manuel Sá)

Jayme Lago Mestieri: Denin City SP, São Paulo

Visando formas para tornar a sua produção mais sustentável, a indústria brasileira do denin adotou como modelo o holandês Denin City, um espaço multiuso que reúne escola e os vários elos da cadeia produtiva em um único ambiente integrado. Localizada no bairro paulistano do Brás, maior polo da moda do Brasil, a unidade é subsidiada por grandes atacadistas do setor.

Em busca de inovação e de formas de produção que não agridam o meio ambiente, representantes da indústria brasileira do jeans viajaram à Holanda, país líder em pesquisa e desenvolvimento de novas tendências do tecido. Lá eles conheceram a Denin City de Amsterdam, um centro de pesquisa e capacitação técnica para estudantes e profissionais do setor financiado pela House of Denim Foundation. Além do design, o centro busca desenvolver outros aspectos da produção, como técnicas menos agressivas de tingimento e com a menor quantidade possível de lavagens para usar menos água e menos agentes químicos.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante