Jaime Lerner Arquitetos Associados: Instituto de Desenvolvimento de Ideias Aplicadas (Ideia), Belo Horizonte

Para disparar uma centelha de novas ideias, o arquiteto Jaime Lerner projetou rampas espirais para conectar os núcleos atuais e futuros da Cidade da Ciência e do Conhecimento, complexo educacional, tecnológico e científico na capital mineira.

Desde que, ao final de 2002, deixou o cargo de governador do Paraná, depois de dois mandatos consecutivos, o arquiteto Jaime Lerner – um dos mais conhecidos urbanistas brasileiros, responsável, entre outras intervenções, pelo inovador sistema de transporte por ônibus em Curitiba – pode dedicar mais tempo a pensar as cidades e exercer sua feição arquitetônica. Em PROJETOdesign 372 e 396 estão registradas duas de suas propostas para Porto Alegre, a modernização do Cais Mauá e a recuperação da orla do Guaíba, respectivamente.

Nenhuma das duas começou a ser construída e, volta e meia, Lerner e membros de sua equipe retornam à capital gaúcha para argumentar como elas podem melhorar a cidade. No final de novembro, porém, o arquiteto saiu de Curitiba, onde fica seu escritório, rumo ao norte. O destino era Belo Horizonte, onde foi apresentar ao vice-governador mineiro, Alberto Pinto Coelho, e ao reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Dijon Moraes Júnior, o estudo preliminar do Instituto de Desenvolvimento de Ideias Aplicadas (Ideia).

O Ideia é parte do projeto chamado pelo governo mineiro de Cidade da Ciência e do Conhecimento, complexo que vai reunir, num só local, na região dos bairros Cidade Nova e Horto, instituições de ensino, pesquisa e tecnologia, em uma gleba de mais de 1 milhão de metros quadrados. O novo campus da Uemg (que terá escola de música, faculdade de educação, uma unidade da Escola Guignard e a faculdade de ciências públicas) será uma das âncoras do conjunto. No primeiro semestre de 2014 também deve ser ali inaugurada a sede da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

As edificações da Uemg e da Fapemig não são notáveis por sua arquitetura, situação que trouxe maior responsabilidade e, ao mesmo tempo, contribuiu para destacar o traço arquitetônico apurado de Lerner no Ideia. “O conceito surgiu a partir da proposta de unir os diversos órgãos em um espaço de convivência e convergência de conhecimento, onde a ciência será a principal protagonista. O Ideia terá um formato que lembra a Via Láctea: rampas em espiral levarão ao centro, que vai abrigar um palco envolto por um espelho d’água”, discorreu Lerner.

Ao longo de cada um desses caminhos, informações serão fornecidas de maneira atrativa em lâminas de vidro, na forma de projeções e painéis interativos, entre outros aparatos tecnológicos, formando um corredor multimídia. No total, o instituto terá 6 mil metros quadrados de área. “Será um espaço de convergência e troca, interação e sinergia, descoberta e criação, imersão e difusão do conhecimento”, previu o arquiteto no memorial do projeto.

As espirais dessa imaginária Via Láctea são formadas por seis rampas de dimensões generosas, interligando os “planetas” da Cidade da Ciência e do Conhecimento e convidando o “viajante” a embarcar na jornada. As rampas estreitam-se à medida que se aproximam do núcleo, observa Lerner. “Perto do centro aumenta a velocidade e a intensidade das forças de coesão da matéria. Assim, na confluência das espirais projetadas, configura-se também um espaço de maior densidade, onde as pessoas podem se concentrar, trabalhar e dialogar”, ele antevê.

Inspirados por esses recursos, relacionando conteúdos, os usuários poderão fazer disparar a centelha de novas ideias, diz o arquiteto urbanista e – no caso do Ideia – astrônomo amador.

 


Jaime Lerner Arquitetos Associados

 

Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 407

Ficha Técnica

Instituto de Desenvolvimento de Ideias Aplicadas (Ideia)
Local Belo Horizonte
Data do início do projeto 2012
Área do terreno 85.689,10 m²
Área construída 10.023,10 m²
Arquitetura Jaime Lerner Arquitetos ­Associados

*O conteúdo do Acervo PROJETO está em constante atualização. Algumas matérias publicadas podem apresentar textos em desacordo com as regras ortográficas atuais, bem como imagens em menor resolução que o ideal, ou mesmo a falta delas. Ajude-nos a atualizar o site enviando mensagens aqui.