(Foto: Nelson Kon)

Jacobsen Arquitetura: Edifício Nube, São Paulo

Um conjunto de 536 brises de madeira especial, resistente à intempéries, envolve externamente o Nube, primeiro edifício residencial concebido integralmente pelo Jacobsen Arquitetura. Cada brise ultrapassa os três metros de altura e possui apenas dois pontos de fixação, um em cima e outro embaixo da peça, de modo a tirar partido da linearidade do elemento. A sua disposição discordante entre os pavimentos cria uma malha que dá protagonismo à madeira e, ao mesmo tempo, configura a linguagem minimalista arquitetônica.

A rua André Fernandes, no Itaim Bibi, desemboca na movimentada Avenida 9 Julho, em São Paulo, no trecho em que esta mergulha em túnel antes de se transformar na Avenida Cidade Jardim. Do outro lado do eixo viário está o bairro dos Jardins, cuja ocupação é menos verticalizada do que a da André Fernandes, marcada pela sucessão de edifícios residenciais em meio às estreitas calçadas – ora delimitadas por canteiros com os quais se busca amenizar a presença de altos muros, ora por muretas com grades. Em tal contexto, a dimensão e a abertura para a rua dos cerca de doze metros do recuo frontal ajardinado do Nube, primeiro prédio residencial projetado integralmente pelo Jacobsen Arquitetura, sobressai o edifício no entorno. O projeto foi encomendado pela incorporadora Idea!Zarvos e a cessão de área para a calçada teve como contrapartida o aumento do coeficiente de aproveitamento do empreendimento.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante