(Foto: Fernando Guerra)

Jacobsen Arquitetura:
Casa MS, São Paulo

Dentre o importante conjunto casas de alto padrão projetadas pela equipe do Jacobsen Arquitetura, dos sócios Paulo e Bernardo Jacobsen, pai e filho, esta residência localizada em condomínio privado nas imediações de São Paulo tem a particularidade de tensionar, com sua grande área construída comparada à área do terreno, o desfrute do lote e aquele da paisagem distante. Adotando soluções engenhosas para fazer da grande construção um volume esbelto, sem o prejuízo da relação amistosa da edificação com o lugar, os arquitetos mais uma vez fizeram valer o princípio de provocar o conjunto de conhecimentos necessários à realização do projeto a partir da estética almejada, minimalista.

Dezoito delgados pilares metálicos sustentam a grelha de madeira laminada colada que cobre esta casa projetada pela equipe do Jacobsen Arquitetura. A cobertura perfaz um retângulo de 22,8 metros por 19,2 metros de lado e é constituída por módulos quadrados com 60 centímetros, cuja sombra projetada no piso dá ritmo e escala humana ao espaço construído em meio à vastidão do entorno reverberada pelo projeto. De fato, plana e vedada em sua periferia com painéis de vidro, a superfície parece sintetizar o propósito da arquitetura de fornecer um simples – mas confortável – abrigo aos moradores, individuado em meio a um gramado que as fotos de Fernando Guerra fazem parecer sem fim. Localizado em final de uma pequena rua de condomínio residencial privado nas imediações de São Paulo, o terreno tem uma situação particular. Nos fundos ele se comunica com um campo de polo; de um lado há um talude que avança distante com sua vegetação rasteira em zona condominial e do outro lado está a única casa da vizinhança. Embora garantia de privacidade à residência, o plano inclinado cria uma sensação de rebaixamento do lote que os arquitetos neutralizaram invertendo a tradicional disposição dos setores domésticos. Assim, toda a zona social está localizada acima, no pavimento elevado, enquanto que os dormitórios e dependências de serviços, mais introspectivos, são térreos.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante