A laje verde e a capela compõem dois espaços míticos que podem ser utilizados em diferentes atividades, como orações, reflexão, leitura, contemplação da natureza e até mesmo como área expositiva (Foto: Leonardo Finotti)

Ismael Rosset, Márcio Braun e Marcos Britto: Capela da Madeira, Ilópolis, RS

A capela construída em um sítio no interior do Rio Grande do Sul é um local introspectivo, convidativo à meditação e à contemplação da natureza. Semienterrada no terreno em declive, ela é coberta por uma laje de concreto recoberta com grama e pontuada por claraboias de concreto e vidro que, além levarem luz natural ao interior, formam bancos externos. Configura-se, assim, um espaço mítico adicional, a céu aberto, associado à capela através de uma cruz assimétrica de 14 metros de altura.

O casal de clientes é devoto de Santo Antonio e Nossa Senhora Aparecida. Para homenageá-los, eles contrataram os arquitetos Ismael Rosset, Márcio Braun e Marcos Britto e deram a eles carta branca para projetar um espaço dedicado a orações, reflexão e contemplação da natureza em sua propriedade Villa Kaanni, um sítio de 14 hectares lindeiro ao Parque do Ibama, em Ilópolis, RS. Espaço de leitura e de exposições são funções adicionais consideradas pelo projeto.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante