Indústrias incorporam avanços tecnológicos

Das primeiras fábricas construídas com tijolo aparente, que tinham nas grandes chaminés sua marca registrada, às indústrias automatizadas deste final de século, muita coisa mudou no ambiente industrial. Se de início os galpões atendiam formas simplificadas de manufatura, nas últimas décadas a maioria das indústrias passou a absorver sofisticados processos de produção, abrindo novas perspectivas para a arquitetura industrial.

O avanço das relações trabalhistas e de novas tecnologias de fabricação transformou as indústrias em estruturas complexas onde, ao lado da área de produção, se alinham dispositivos de infraestrutura considerados indispensáveis para garantir bons índices de produtividade. A implantação de todos os equipamentos, de forma a racionalizar o processo de produção, requer estudos bem dimensionados, fazendo com que aos poucos os projetos de arquitetura conquistem seu espaço no setor industrial.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante