(Foto: Ana Mello)

Ide Studio Arquitetura: Edifício Urbic Vila Mariana, São Paulo

Tirando partido da localização estratégica, próxima a uma instituição de ensino e com boa oferta de transporte público, o projeto desta torre residencial é exemplo do apropriado desfrute dos estímulos do plano diretor estratégico de São Paulo ao adensamento de trechos da capital. Utilizando o potencial extra construtivo, chega-se à soma de 109 apartamentos do tipo estúdio e à provisão de áreas para a interação entre moradores.

Este edifício residencial está localizado em rua do bairro da Vila Mariana, em São Paulo, próxima a uma instituição de ensino superior – a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Tal vizinhança, somada à proporcionalmente reduzida dimensão do lote se comparada ao montante da intervenção, orientou a escolha por criarem-se apartamentos do tipo estúdio que variam de 19,80 metros quadrados (66 unidades) a 24,70 metros quadrados de área. No total, são 109 unidades habitacionais, todas elas circundadas por pequeno terraço e resultando as variantes de tamanho do posicionamento dos apartamentos em planta. São relativamente maiores, portanto, as quatro unidades das extremidades.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante