Idealizado a partir de diretrizes do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da prefeitura local, o BRT de Belo Horizonte (que recebeu o nome BRT Move) começou a ganhar contornos mais sólidos quando o Brasil foi confirmado como sede da Copa do Mundo de 2014 e a capital mineira escolhida como uma das que receberiam jogos da competição. O sistema, ancorado no conceito de vias exclusivas por onde trafegam ônibus com grande capacidade de transporte, tem origem, no Brasil, no modelo implantado há décadas em Curitiba. Os trajetos iniciais do BRT Move, que entrou em operação no primeiro semestre do ano passado, estendem-se pelas largas e extensas avenidas Presidente Antônio Carlos (com 14,7 quilômetros) e Cristiano Machado (7,1 quilômetros), e por quase 1,5 quilômetro da região central. O sistema opera basicamente com estações de integração (de maior dimensão) e de transferência, estas de menor porte e espalhadas ao longo desses trajetos.
Conteúdo exclusivo para assinantes
Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos