(Foto: Joana França)

Gustavo Penna Arquiteto e Associados: Sesi Lab, Brasília

Sintonizado com o movimento de resgate da região central de Brasília e ocupando o icônico edifício do Touring Club do Brasil, concebido por Oscar Niemeyer no início da década de 1960, foi inaugurado recentemente o Sesi Lab, um novo espaço de arte, ciência, tecnologia e educação. O projeto de revitalização é assinado por Gustavo Penna e a realização do Sesi foi realizada em parceria com o Exploratorium, um dos principais centros interativos do mundo, localizado em São Francisco (EUA). De acesso gratuito e com conteúdo e linguagem atrativos ao grande público, o empreendimento é um importante passo no processo de requalificação urbana e paisagística da cidade, no sentido do acolhimento ao pedestre.

Inaugurado em 1967, o edifício Touring Club do Brasil ocupa um terreno doado pelo governo federal em um endereço nobre de Brasília: próximo do cruzamento do Eixo Monumental com o Eixo Rodoviário, o ponto definido por Lucio Costa como centro de estruturação do Plano Piloto. Criação de Oscar Niemeyer, o edifício foi sede do outrora prestigiado Touring Club do Brasil, uma entidade de origem inglesa de fomento ao turismo que chegou por aqui no início dos anos 1920 e com o tempo passou a oferecer um extenso rol de serviços. Na década de 1930 a instituição emitiu a primeira carteira nacional de habilitação, documento que substituiu em todo o país as licenças municipais para a condução de veículos.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante