Guilherme Nunes e Antonio Rosas: Centro Empresarial Città América, Rio de Janeiro

O Centro Empresarial Città América, projeto desenvolvido pelo escritório Guilherme Nunes Arquitetura e Construção, foi implantado em um grande terreno na avenida das Américas, principal eixo viário da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A área foi dividida em três partes, destinadas a uma reserva ambiental, a um shopping center e aos 13 edifícios comerciais de pequeno porte que compõem o centro empresarial.

A legislação ambiental foi o fator que definiu os rumos do projeto do Città América, empreendimento com cerca de 250 mil metros quadrados  que inclui, além do centro empresarial e do shopping center, cada um com 90 mil metros quadrados, vias para circulação de veículos e área externa de estacionamento (leia PROJETO DESIGN 217, fevereiro de 1998). A gleba situa-se em região de manguezal, protegida por lei, com frente para a avenida das Américas e fundos para a lagoa da Tijuca. A autorização para erguer um conjunto desse porte no local implicou a preservação de 40 mil metros quadrados de terreno às margens da lagoa. Mantida e administrada pelos empreendedores, essa área está sendo transformada em um parque ecológico, com espécies catalogadas, hospital de plantas, mirantes e trilhas para visitação. O espaço remanescente deu lugar aos edifícios e ao shopping center, com 325 metros de frente para a avenida.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante