Geraldo Cançado Filho: Centro de educação ambiental, Ouro Preto (MG)

A revitalização atrai, a cada dia com mais intensidade, o esforço de arquitetos de todo o mundo. O que qualifica um trabalho desse tipo é a interpretação dos espaços existentes, sejam eles históricos ou não, frente ao novo uso. Este projeto, realizado pelo arquiteto Geraldo Cançado Filho, focaliza três galpões situados dentro do Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, MG.

O programa, solicitado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF), tinha como objetivo ocupar o espaço com a administração e um centro de treinamento e educação ambiental, transformando-o em sede do parque. Em 1994, o IEF adquiriu a área, que era parte da antiga Fazenda São José do Manso, onde, até a metade do século, cultivava-se o chá Edelweiss, exportado para a Alemanha. Dentro da fazenda há, além dos galpões, outra construção: uma importante casa bandeirante, datada do século 18, que também passou por uma intervenção (leia o quadro).

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante