(Foto: Laura Costa)

Gabriel Castro (MOBIO) + Marcos Franchini: Casa Vale do Sol, Nova Lima (MG)

A dupla de arquitetos concebeu uma casa austera em meios mas expressiva espacial e materialmente. O entrecruzamento de dois eixos ortogonais é marcado por um ambiente de pé-direito elevado, onde a luz natural que acede nos interiores a partir do alto pontua o setor social. Materiais aparentes e rigor na paginação são também elementos qualificadores do projeto.

Pode causar estranheza a ausência de mobiliário nas fotografias da Casa do Vale mas, de certo modo, é também oportunidade para se compreender a essência do projeto. Isso porque os materiais com suas texturas e composições/paginações, as volumetrias dos ambientes e a relação entre eles, de par com a interação da construção com a luz do sol e com as áreas residuais do terreno – pátios e varandas – bastam para compreender o partido arquitetônico. Antevê-se, com os vazios, a ambiência imaginada pelos arquitetos.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante