(Foto: Israel Gollino)

FGMF: Casa no Baroneza, Bragança Paulista, SP

A casa situada no condomínio Quinta da Baroneza tem o vazio como elemento articulador dos espaços, dissipando-se as fronteiras entre exterior e interior a favor da ênfase na continuidade espacial. Embora de formas diversas, tais são os eixos dos projetos residenciais assinados pelo escritório FGMF e, assim, representativos do entendimento da arquitetura pelos seus sócios.

Localizada no Quinta da Baroneza, um condomínio residencial de alto padrão em Bragança Paulista, estância climática a 90 quilômetros da capital paulista, esta casa foi projetada para um casal e seu filho adolescente e implantada em um lote quadrado, com leve aclive e generosa vista. Como a futura construção de residências ao redor poderia comprometer boa parte das visuais, os arquitetos optaram por escavar o terreno na sua faixa central. Criou-se, assim, o subsolo com pátio iluminado, garagem e jardim no nível da rua, elevando-se em contrapartida a casa em relação ao solo. “Como a rua vai caindo, a vista frontal foi preservada”, explica o arquiteto Lourenço Gimenes, um dos autores do projeto.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante