FGMF Arquitetos: Casa Marquise, São Paulo

A marquise que, quase sem tocá-los, conecta os dois blocos onde se acomodam o programa da moradia desenhada pelo escritório FGMF Arquitetos, no bairro de Perdizes, também dá nome ao projeto. O trio de arquitetos que lidera o estúdio contrapõe a suavidade e a transparência do pavimento de convívio, na parte mais elevada do terreno, à densidade do andar inferior, onde se encontra a área íntima.

Um escritório de arquitetura projetar duas casas lindeiras não é tão incomum quando se trata, por um exemplo, de trabalhos para um mesmo proprietário ou encomendas de um único empreendedor. Mais raro, no entanto, é que um profissional contratado para projetar uma moradia seja incumbido, pouco tempo depois e ainda sem as obras da primeira terem sido iniciadas, para desenhar a residência de outra família (com a qual aquela não tem relação de parentesco, nem sequer de conhecimento) não só na mesma rua, mas no lote adjacente.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante