Fernando Maculan e Paulo Pederneiras: Galeria de Arte Minas, Belo Horizonte

Difusa, tanto natural quanto artificial, a luz vinda do teto, paredes e portas pivotantes que funcionam como janelas dá um ar de imaterialidade à Galeria de Arte Minas. Projetado por Fernando Maculan e Paulo Pederneiras, o espaço ocupa parte do pavimento de um edifício de pé-direito reduzido e adquire ele mesmo a dimensão de intervenção artística. A leitura acurada das condicionantes da edificação levou os autores a valorizar a horizontalidade, em ambientação que espanta e encanta.

A comemoração dos cem anos de Tomie Ohtake, em novembro de 2013, estimulou a realização de diversas mostras com panoramas ou recortes da produção da longeva artista plástica. Uma delas ocorreu em Belo Horizonte, na histórica unidade do Minas Tênis, clube que fica na rua da Bahia, em Lourdes, bairro próximo da região central da cidade. Pinturas, gravuras e esculturas de diferentes períodos da carreira de Tomie evidenciaram o vasto vocabulário da talentosa artista nascida no Japão e radicada no Brasil desde a segunda metade da década de 1930.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante