Foto: Nelson Kon

Fernando de Mello Franco, Marta Moreira, Milton Braga, Vinícius Gorgati: Concurso – Pavilhão do Brasil na Expo Sevilha ’92 (anteprojeto premiado)

O partido estabeleceu dois blocos diferenciados. O primeiro, de serviços e apoio, em concreto armado, fechado e em contato com o solo. O segundo, com pórticos metálicos, suspenso e transparente, abarcando os espaços públicos de exposições, auditório e restaurante. A entrada de uma luz reduzida e selecionada, através da fresta que os separa, indica a presença do átrio. Um jardim sombreado o integra ao exterior. 0 convite à penetração provoca o descobrimento dos espaços organizados ao redor. Um plano inclinado de cristal, associado ao estrangulamento provocado pelo auditório, o conforma. A transparência garante a dupla visualização: exterior para interior e interior para a paisagem privilegiada da localização do pavilhão do Brasil.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante