(Foto: Renato Navarro)

Fernanda Dabbur Arquitetura + Carolina Penna Arquitetos: CAMB Escola Caminho Aberto, São Paulo

Com 40 anos de atuação, a CAMB Escola Caminho Aberto nasceu e cresceu na região da Vila Mariana, em São Paulo, ocupando casas vizinhas e de arquitetura moderna projetadas por Gregori Warchavchik e Joaquim Guedes. Sua nova unidade repete princípios modernistas para manter a coesão do conjunto e aproveita a declividade natural do terreno para dispor pavimentos que, embora estejam abaixo da cota da rua, recebem muita luz e ventilação naturais.

A nova unidade da Escola CAMB é destinada aos alunos do 4º ao 9º ano de ensino. Ela foi construída em área tombada como envoltória da Casa Modernista, projetada por Gregori Warchavchik (1896-1972), ucraniano que se tornou um dos principais expoentes da primeira geração de arquitetos modernistas do Brasil. A escola original, fundada em 1979 e então dedicada somente à Educação Infantil, já ocupava uma casa de concreto e tijolinhos aparentes, projetada por Warchavchik. Com o crescimento do CAMB, outras construções na mesma rua foram compradas e adaptadas ao uso escolar. Dentre elas, uma segunda casa em concreto e tijolinhos aparentes assinada também por Warchavchik e, anos mais tarde, a casa de concreto de arquitetura moderna, concebida por Joaquim Guedes (1931-2008).  As duas casas do arquiteto ucraniano, que correspondem às unidades I e II da escola, são separadas por um amplo jardim central e serviram de referência para as intervenções realizadas desde a primeira ampliação.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante