(Foto: Marcelo Kahn)

Estúdio Saracura: Residência em Joanópolis, SP

O projeto da arquiteta Alessandra Müller para sua própria casa segue, na análise da autora, referências modernistas inspiradas em Tadao Ando e Paulo Mendes da Rocha e no minimalismo das obras do escritório espanhol RCR Arquitetos, prêmio Pritzker de 2017. O resultado é uma construção que mescla concreto, aço e vidro e deixa grandes espaços livres valorizados por iluminação zenital.

Quando mais jovem, a arquiteta Alessandra Müller abandonou a faculdade de arquitetura para trabalhar como modelo. Anos mais tarde, ela retomou o curso e começou os estudos do projeto da casa de sua família em um terreno de 25 mil metros quadrados localizado em área rural de Joanópolis, cidade a cerca de 120 quilômetros da capital paulista. A intenção do casal era construir um refúgio que ajudasse a manter por perto os quatro filhos já crescidos e seus convidados. A construção teve início em 2017, ano de formatura de Alessandra e de abertura de seu escritório, o Estúdio Saracura.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante