(Foto: Fran Parente)

Estúdio Penha: Cervejaria Tank Brewpub, São Paulo

Tempos e espaços diversos convergem na narrativa visual do projeto do Estúdio Penha para esta cervejaria e fábrica de cervejas localizada no bairro dos Pinheiros, em São Paulo. Como de praxe nos trabalhos da equipe, preservar a memória do local é uma das prerrogativas do projeto – de transformação de uma antiga residência térrea em espaço comercial. Além disso, faz-se menção à atividade fabril e ao cenário referencial de consumo do produto: campestre. E o discurso tripartido se materializa na somatória de elementos e texturas em um equilíbrio que não é o da subtração, mas o da adição. Uma sensibilidade particular e não óbvia, qualificadora da arquitetura.

Não há solução pronta para os arquitetos que valorizam a preexistência em suas criações, como é sistematicamente o caso dos projetos do Estúdio Penha. A exemplo do AKQA, escritório desenvolvido pela equipe dos sócios Verônica Molina e Vitor Penha e que publicamos em 2017, também nesta fábrica e bar paulistano de cerveja, o Tank Brewpub, projeto e obra por muito ocorreram simultaneamente. Havia um partido prévio, sem dúvida, de centralizar no espaço e dar protagonismo visual à dupla fábrica e bar, mas muito do que se vê nas fotos e desenhos a seguir corresponde à inteligência dos arquitetos em equilibrar o novo e o antigo. Na conversa com a equipe de criação, assim, garimpo e descoberta são palavras de ordem e uma peça de mobiliário assume importância similar a um elemento construtivo na implantação do projeto.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante