(Foto: Fran Parente)

Estúdio Penha: Casa Mãe Terra, São Paulo

Onde outrora funcionava um dos tantos bares da Vila Madalena, em São Paulo, o projeto da equipe do paulistano Estúdio Penha deu vida à sede de uma empresa do ramo alimentício, a Mãe Terra. Além das áreas administrativas e de produção experimental da empresa, inclusos o seu laboratório e núcleo de desenvolvimento de produtos, foram criados adicionalmente um salão para a experimentação dos alimentos e ambiente preparado para acolher coworking, na cobertura. À vitalidade advinda do programa se congrega o uso da terra como elemento de destaque do projeto, bem como a projeção das janelas em direção às copas das árvores circundantes.

Situado em uma esquina do movimentado bairro, o terreno do imóvel tem perfil em declive que gera uma zona de pavimento em subsolo na extremidade da divisa maior. Na ponta oposta está o acesso do público, nivelado com o pavimento térreo e realizado através de praça com jardim e parada para bicicletas que ocupam o recuo maior do lote. No térreo há um pequeno salão com bar e mesas onde os frequentadores podem experimentar os produtos da empresa, seguido por cozinha, laboratório e centro de pesquisa e desenvolvimento. Já o segundo pavimento é dedicado ao setor administrativo e, sobre ele, a substituição do antigo telhado possibilitou a criação de laje para futuro coworking. Dela, vêem-se as folhas das árvores do entorno e, ao longe, o skyline da cidade, situação contrastante com o certo isolamento do subsolo, no qual há uma sala para trabalho mas prevalece a ambiência de quintal, ao aberto.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante