Especial: Rio 2016

Com várias frentes de obra, o Rio de Janeiro se prepara para receber a grande leva de atletas e turistas que estarão na cidade durante os Jogos Olímpicos de 2016. Além da construção dos equipamentos esportivos, estão em implantação sistemas viários, teatros e áreas de lazer e cultura, bem como a recuperação da região portuária.

Duas grandes intervenções urbanas estão mudando radicalmente o perfil da cidade do Rio de Janeiro. Ambas têm como meta concluir a implantação de seus projetos até 2016, ano em que a cidade receberá os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. De um lado estão as obras coordenadas pela Empresa Olímpica Municipal (EOM), junto com as secretarias da Casa Civil e de Obras, para atender ao megaevento esportivo. De outro, está a Operação Urbana Porto Maravilha, responsável pela revitalização da região portuária, detentora de grande riqueza histórica e cultural. Além dos equipamentos esportivos e do novo bairro Ilha Pura, que abrigará a Vila dos Atletas, a cidade vem ganhando museus, parques e já começa a ver resgatada sua relação com o mar, interrompida pelo elevado Perimetral, construído entre as décadas de 1950 e 1970 e demolido em etapas, a partir de novembro do ano passado.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante