Sede do Grupo Ipiranga - Porto Alegre, 1995 (Foto: Nelson Kon)

Escritórios Musa: Sede do Grupo Ipiranga, Porto Alegre

As margens plácidas do Guaíba | As grandes cidades à beira de mares, rios e lagos têm nos chamados “waterfronts” seu espaço natural de expansão, em geral combinando áreas verdes e edifícios em altura. Nessa fórmula de cidade moderna, os setores estanques de ocupação paulatina apenas gradualmente adquirem maior urbanidade.

A nova sede do Grupo Ipiranga -companhia de origem gaúcha, pioneira na área petrolífera nacional -situa-se na praia de Belas, privilegiado sítio de Porto Alegre criado por aterros sobre o rio Guaíba. Do alto do edifício descortinam-se deslumbrantes panoramas: para oeste, a belíssima vista para o rio Guaíba e o crepúsculo vespertino; ao norte, a silhueta tradicional de Porto Alegre, com a Ponta da Cadeia, a igreja das Dores, a catedral, o muro de edifícios. O edifício localiza-se na confluência de importantes vias de comunicação, como as avenidas Beira-Rio, Borges de Medeiros e Ipiranga, na vizinhança do parque Marinha do Brasil e parque da Harmonia – duas importantes extensões do sistema de áreas verdes do Plano da Orla do Guaíba, destinados à recreação ativa e atividades culturais regionalistas. O centro administrativo estadual, ainda em consolidação, é outra referência próxima, e o recente Shopping Center Praia de Belas indica uma das tendências funcionais da região.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante