Escritório Musa: Nova Ipanema, um bairro completo na Barra da Tijuca

Baseado nas premissas do plano-piloto Lúcio Costa para a Baixada de Jacarepaguá, o núcleo integrado de Nova Ipanema foi desenvolvido em 1974/75 para o grupo incorporador Gomes de Almeida, Fernandes Empreendimentos Imobiliários S/A, Esta S/A e Placon S/A., com grande pioneirismo, pois a Barra da Tijuca carecia na época de qualquer realização séria. Foi elaborado introduzindo uma série de conceitos de planejamento e urbanismo que passaram a estabelecer os parâmetros da região.

O projeto é voltado para a integração total com a natureza, espírito de vizinhança, escala humana, e orientado especialmente para as crianças, através dos seus espaços comunitários, áreas de lazer e esporte, caminhos de pedestre. Os acessos são rápidos e seguros, com um mínimo de necessidade de veículos. O acesso principal foi centrado no eixo da área, o que permite controle total das circulações.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante