Entrevista – Luiz Paulo Conde, reflexões na prática

Em entrevista exclusiva, o arquiteto Luiz Paulo Conde, atual secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, fala de sua formação familiar e acadêmica, das dificuldades e crises do início profissional nos anos 60, dos arquitetos que o influenciaram e de sua afeição pelo trabalho em equipe - “estou mais para John Houston do que para Fellini”.

Para Conde, a reavaliação constante a partir da arquitetura e a reflexão em contraponto com o fazer são os ingredientes cotidianos dos arquitetos latino-americanos, que “teorizam na prática”. A racionalidade construtiva sem dogmatismos porém com muito respeito pela boa solução dos pequenos e grandes problemas arquitetônicos é revista na análise de obras suas e de outros bons arquitetos, sempre com a preocupação didática que caracteriza sua atuação como professor e arquiteto, mas sem nunca faltar o toque polêmico de sua verve ibérica.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante