Entrevista – Joana Gonçalves

Professora e pesquisadora da FAU/USP, a arquiteta Joana Carla Soares Gonçalves se formou em 1993 pela UFRJ e cursou seu mestrado na Environment and Energy (London) - Architectural Association Graduate School. A Inglaterra, ela assegura, historicamente, sempre esteve à frente nas discussões sobre conforto e qualidade ambiental vinculados às edificações. Foi quando retornou daquele país, em 2013, que Joana considerou a possibilidade de, a partir de seu campo de pesquisa, reunir em uma obra os projetos e as práticas mais avançados em termos de qualidade ambiental no Brasil e no exterior.

A intenção se consolidou no livro Edifício ambiental, editado pela Oficina de Textos e co‑ organizado com o engenheiro Klaus Bode, um dos fundadores da ChapmanBDSP, uma empresa londrina de engenharia ambiental. Bode, que desde 2005 é professor do programa de pós-graduação Environment and Energy da AA School of Architecture, em Londres, participou de vários trabalhos que ganharam destaque mundial pelo viés ambiental, como o velódromo da Olimpíada de Londres (de autoria de Hopkins Architects), e  que são mostrados na publicação.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante