Foto: Bianca Antunes

Entrevista – Jaime Lerner

Eleito o segundo urbanista mais influente do mundo em 2018 e integrante do comitê de honra da União Internacional de Arquitetos (UIA) 2020, Jaime Lerner ainda é o nome brasileiro quando se fala em inovação urbana em qualquer parte do mundo. Aos 82 anos, conversou com a PROJETO em seu escritório, em Curitiba, de onde não param de sair novos projetos.

O símbolo da transformação curitibana liderada por Jaime Lerner resiste com força – e às vezes com um pouco de lotação, calor e atrasos – nas ruas da capital paranaense. É impossível não associar os tradicionais tubos, que funcionam como pequenas estações de ônibus, com o impulso que colocou Lerner entre os principais urbanistas do mundo. A forma de estruturar o sistema de transporte por ônibus na capital paranaense – hoje conhecido como BRT (Bus Rapid Transport) – ganhou as ruas de mais de 300 cidades pelo mundo, umas com mais, outras com menos sucesso.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante