Entrevista – Gabriel Celligoi (ArquiPapo)

Em tempos de distanciamento social, cresceu vertiginosamente a quantidade de informação sobre arquitetura e urbanismo disponível na internet. Eventos ao vivo, online, e conteúdo de todo o tipo têm vindo à tona, evidenciando a eficácia de ferramentas variadas, digitais, para a disseminação da cultura arquitetônica. Há quatro anos porém, em tempos de antiga normalidade, um trio curitibano de amigos - Kazu Maoski, Gabriel Celligoi e Renata Diniz - criava o ArquiPapo, podcast sobre arquitetura cuja trajetória, interesses e método são narrados na entrevista a seguir, concedida por Gabriel Celligoi para a PROJETO.

O podcast de arquitetura e urbanismo ArquiPapo foi criado em 2015 pelos colegas Gabriel Celligoi, Kazu Maoski e Renata Diniz, formados pela Universidade Federal do Paraná respectivamente em 2007, 2008 e 2010. Atualmente na marca dos 105 episódios já divulgados, o embrião do negócio foi a iniciativa – frustrada – de Kazu durante o período de graduação, de criar um grupo de estudos para debater com os amigos questões que considerava não exauridas nas salas de aula. “O motivo do fracasso dessas reuniões, que após o terceiro ou o quarto encontro se extinguiam, era que não havia um compromisso verdadeiro com a continuidade dos estudos. A rotina dos participantes consumia o tempo livre, adiando os encontros e, eventualmente, acabando com os grupos”, relata Gabriel. Mas em certo momento, Renata Diniz sugeriu a Kazu que gravasse o áudio dos encontros e os publicasse online. Assídua ouvinte de podcasts já na época, em 2015, foi com a sugestão de Renata – nem ela nem Gabriel haviam jamais participado dos grupos de discussão de Kazu – que o novo grupo foi formado. “Cresceu a audiência e criou-se um compromisso dos participantes com os ouvintes. Isso é o que motiva a continuidade do programa até hoje”, afirma o arquiteto. Inicialmente semanais mas atualmente quinzenais, os episódios do ArquiPapo não são transmitidos ao vivo e, ao longo do tempo, passaram a alternar a fala do trio de amigos com a participação de convidados – em breve, será divulgado o episódio com a presença de Fernando Mungioli, publisher da revista PROJETO.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante