Entrevista: Flávio Kelner e Aníbal Sabrosa, RAF Arquitetura

O escritório RAF Arquitetura está completando 25 anos de existência. Criado no Rio de Janeiro, tem atuação destacada na área de projetos de centros de saúde e comerciais/residenciais, mas com presença crescente no setor de infraestrutura. Nesta entrevista, os sócios Flávio Kelner e Aníbal Sabrosa (são cinco os associados no total), que ao lado de Rodrigo Sambaquy fundaram o RAF em 1989, relatam a trajetória empresarial da equipe, que se estruturou para crescer junto com os seus clientes empreendedores. E, assim, surfar, como mencionam os arquitetos cariocas, na onda das novas possibilidades de investimento que surgiram no Brasil desde meados dos anos 1990, com a ampliação do crédito privado.

A entrevista foi feita no início de setembro, no escritório paulista do RAF, no bairro da Vila Olímpia, na tarde em que, ao lado de estudos iniciais e projetos executivos em desenvolvimento, os arquitetos lidavam com importante demanda interna: dobrar a área física da filial de São Paulo, que, aberta em 2010 para atender a encomendas hospitalares, já emprega 25 funcionários. Somados aos 88 que trabalham na unidade carioca, tem-se o volume de um escritório brasileiro de arquitetura de grande porte. Kelner, Sabrosa e Sambaquy abriram o RAF em 1989, um ano após se formarem pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Fizeram, então, um plano gradual de demissão voluntária no escritório de arquitetura/engenharia em que trabalhavam a fim de trilharem carreira solo.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante