Viaduto do Chá, São Paulo

Elisiário Bahiana e a arquitetura art deco | Por Hugo Segawa

Este artigo foi elaborado em abril de 1961, sendo agora publicado com poucas modificações e acrescido de iconografia recentemente recuperada. Agradeço a leitura e comentários feitos por Júlio Katinsky e Carlos A.C. Lemos, há três anos. Agradeço também ao especial obséquio do filho do arquiteto, Carlos Henrique Bahiana, também arquiteto, que doou o acervo de desenhos do pai à Biblioteca da FAU/USP. Ilda H. D. Castelo Branco e eu tivemos oportunidade de entrevistar o velho arquiteto em 1979.

Em São Paulo, poucos saberão dizer ao certo quem foi Elisiário Bahiana. Mas, com certeza, todos conhecerão seu principal projeto: o viaduto do Chá. Parece que não era do feitio desse engenheiro-arquiteto fazer alarde de seus trabalhos. Sequer seus antigos alunos do Mackenzie sabiam da obra do seu professor de paisagismo. Um desses, hoje veterano arquiteto, até confessou esse desconhecimento sobre seu mestre.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante