Eiji Hayakawa Architects: Restaurante Santa Cruz, Monterrey, México

Ao fundo, a cadeia de montanhas; à frente, a cadeia de casinhas vermelhas. A palavra-chave “cadeia” é empregada, segundo o dicionário Michaelis, na acepção de “série ininterrupta de coisas semelhantes [...]. Continuidade, encadeamento, sucessão”. Deduzido do exuberante relevo de Monterrey (México), o ato de encadear é o princípio formal do restaurante Santa Cruz. A cadeia de casinhas vermelhas é a imagem peculiar que dá identidade a esse estabelecimento que ambiciona expandir-se para se tornar uma cadeia de restaurantes. Assim, a solução projetual - em especial, a imagem arquitetônica - é a marca da empresa alimentícia e peça central de uma estratégia corporativa maior.

Tanto o modo como se obtém a expressividade formal do edifício quanto a maneira como o projeto arquitetônico adere à lógica empresarial são qualidades atípicas para um escritório de arquitetura brasileiro, principalmente dentro do que se convenciona como boa arquitetura nacional. Indícios para isso são fornecidos pela própria biografia do autor, o arquiteto paulistano Eiji Hayakawa. Formado na FAU/USP nos anos 1990, ele fez especialização na Escola de Belas-Artes de Tóquio e mestrado na Universidade Colúmbia, Estados Unidos, com ênfase em desenho urbano. No começo da década seguinte, trabalhou no grande escritório nova-iorquino Ehrenkrantz Eckstut & Kuhn Architects, participando do masterplan da área do World Trade Center pós-11 de setembro. Entre 2005 e 2009, esteve no escritório de Tadao Ando, em Osaka, como coordenador do projeto do Museu Marítimo de Abu Dabi e atuando em duas edificações em Monterrey – uma casa e um centro universitário -, nas quais conheceu o cliente que o convidou para participar, com outros dois jovens escritórios mexicanos, do concurso fechado para fazer o restaurante Santa Cruz.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante