(Foto: Marcos Assis Piffer)

Eduardo Argenton Colonelli, Nilton Ricoy Torres, Weliton Ricoy Torres: Centro administrativo Ciba-Geigy, São Paulo, SP

Conceito de parque-jardim em centro administrativo - Vitoriosa em concurso fechado, promovido pela Ciba-Geigy, essa proposta de centro administrativo destacou-se, principalmente, por não se limitar a responder às exigências do programa, fazendo uma evolução dele. O resultado é a unificação de três áreas distintas, onde antigas e novas edificações - estritamente funcionais - se integram arquitetonicamente e se ordenam dentro de um conceito de parque-jardim.

Resultado da união de duas áreas industriais de características arquitetônicas diferentes, a sede da Ciba-Geigy, em São Paulo, em terreno densamente ocupado, é marcada pelo ecletismo dos partidos arquitetônicos e pela ausência de uma diretriz ordenadora do conjunto. A necessidade de descentralizar as atividades produtivas da empresa e readequar sua estrutura administrativa exigiu o remanejamento do conjunto, através de um plano diretor que deveria prever e orientar ocupações sucessivas. Dessa forma, o parque industrial seria transformado no centro administrativo.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante