Ecoeficiência em fachadas

Estratégias passivas de ventilação e iluminação naturais, painéis solares para aquecimento de água e coberturas verdes estão entre os recursos utilizados pelos arquitetos para atender à crescente demanda por casas que ofereçam conforto durante todo o ano, com eficiência energética e redução no consumo de água.

Utilizar elementos da natureza, como a luz solar e o vento, para criar edificações mais confortáveis e menos dispendiosas é um conceito que vem sendo disseminado em projetos de construções residenciais. Alguns escritórios de arquitetura têm apresentado esse caminho para clientes que, a princípio, querem apenas uma casa que economize água e energia, sem saber, entretanto, quais os meios para atingir um bom grau de eficiência energética. Reúso de água e aquecimento por energia solar são as soluções mais conhecidas, mas o projeto de arquitetura pode extrair muito mais daquilo que a natureza oferece, através da orientação do imóvel no terreno, posicionamento das aberturas, sistemas de ventilação cruzada e coberturas verdes, entre outras propostas.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante