Domo Arquitetos, b720 Fermín Vázquez Arquitetos e De Fournier & Associados: Brasília e Uberlândia, MG

Os projetos de bairros desta matéria procuram aliar diversidade de usos, mosaico de densidades, qualidade ambiental e convívio ameno de pedestres com veículos, de modo a atender, com boa qualidade, os eixos de expansão urbana.

Em três projetos de novos bairros, situados em zonas de expansão de metrópoles brasileiras – no Distrito Federal e em Minas Gerais -, arquitetos do país e estrangeiros têm como premissa a criação de urbanidade ambientalmente agradável e a relação amistosa entre veículos e pedestres na área envoltória de edificações residenciais ou de uso misto. O espanhol Fermín Vázquez, do estúdio b720, e o ateliê brasiliense Domo Arquitetos, de Daniel Mangabeira, Matheus Seco e Henrique Coutinho, atuam em zonas ao sul e ao oeste do Plano Piloto de Brasília; já o escritório De Fournier dá as regras para empreendimento a ser implantado ao norte de Uberlândia. Abrir-se para o entorno é outra característica compartilhada pelos trabalhos, que pretendem pôr fim à cultura da segregação física dos condomínios fechados.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante