(Foto: Alcindo Dedavid)

Departamento de Arquitetura: Sicredi Aliança, Marau, RS

A Sicredi Aliança RS/SC/ES integra o Sistema Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. Sua sede regional foi projetada pelo escritório Departamento de Arquitetura, de Porto Alegre, a fim de representar a força da cooperativa na região e explorar elementos de inserção do edifício no contexto histórico e econômico da cidade.

Marau está localizada no norte do Rio Grande do Sul e sua economia é em parte apoiada por um forte polo industrial, com destaque para as indústrias de fabricação de estruturas metálicas. A cidade, onde também existem diversas pedreiras, se desenvolveu a partir da força de trabalho de imigrantes italianos e seus descendentes que tornaram comum o uso de pedras nas construções locais, herança cultural da arquitetura vernacular de seu país de origem. Representando esse contexto, aço e pedra são elementos presentes no projeto arquitetônico da sede regional da Sicredi Aliança, e foram usados como forma de traduzir a imagem sólida da instituição e sua importância para a cidade.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante