Denes & Levy Associados: Casas populares – A busca de soluções diferentes dá bons resultados

O arq. Pedro Luiz Denes, de Denes & Levy Associados Arquitetura e Gerenciamento de Construção SC Ltda., tem como preocupação maior procurar soluções econômicas para casas populares, apenas mediante alterações no projeto e procurando racionalizar a utilização dos materiais e o processo construtivo. Seus estudos visam sempre oferecer algo melhor em termos de projeto, saindo do convencional e construir o melhor no menor espaço, com soluções que não onerem a obra.

Sempre com esse objetivo, projetou e construiu, em fins do ano passado, duas casas germinadas, com três níveis. Ocupando terreno padrão de 10 m x 25 m, as casas têm 80 m2 de área construída. No nível da rua fica um quarto com banheiro e área de circulação; uma pequena escada leva ao piso intermediário, onde se localizam a sala e a cozinha; outra escada leva ao piso superior, onde está a suíte, que se situa bem em cima do outro quarto. A solução encontrada elimina os corredores e aumenta a área útil. Desse modo, Denes chegou a um projeto que não onera os custos com um sobrado inteiro e aproveita melhor o terreno, ou seja, conseguiu adequar a metragem quadrada ideal, sem ultrapassar um certo custo. O acesso à sala é feito por uma rampa lateral e para dar uma maior área de visão, utilizou uma grande porta, que torna possível a integração da sala com a área externa.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante