Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo Costa Jr.: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Fortaleza (CE)

Com 13 500 metros quadrados de área construída, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abriga dois museus, um teatro, dois cinemas, um planetário, um anfiteatro ao ar livre e um auditório, além de locais para a realização de cursos. O projeto, desenhado pelos arquitetos Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo Costa Júnior, foi contratado em 1994, após uma concorrência pública realizada pelo governo estadual, da qual participaram outros quatro escritórios cearenses. O conjunto foi inaugurado em abril deste ano. Com uma intensa programação, pretende ser um importante centro de produção cultural do Nordeste brasileiro.

Nos últimos 30 anos, a zona central de Fortaleza – a exemplo do que ocorre com outros grandes núcleos urbanos no Brasil – vem sofrendo um processo de esvaziamento, em decorrência do desenvolvimento de áreas de urbanização mais recente, que atraem novos shopping centers, atividades administrativas e outros serviços. O Centro Dragão do Mar foi criado, segundo exigência essencial do edital, para abrigar um conjunto de atividades culturais que pudesse influir na requalificação da zona em que está inserido.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante