Deifer Arquitetura e Design: Restaurante Piacere, Brasília

As paredes que delimitam os espaços do Piacere, restaurante brasiliense especializado na gastronomia italiana, têm, de certa maneira, mais de meio século de existência. Isso porque, para conformá‑las, a autora do projeto, Caroline Deifer, utilizou tijolos de mais de 50 anos, retirados de uma olaria goiana. A eles se mesclaram cimento queimado e aço corten, para dotar o ambiente de atmosfera contemporânea.

Localizado no setor comercial da Asa Sul, na capital do país, o restaurante Piacere, aberto em 2014, tem fachada robusta, que desperta a atenção. Para adequar-se ao novo uso, o imóvel, antes ocupado por um laboratório de análises, passou por intervenções como recortes para janelas e acessos nas fachadas frontal, lateral e posterior, além de uma abertura na laje para abrigar o elevador monta‑cargas que atende a todos os pavimentos. Caroline Deifer, do escritório Deifer Arquitetura e Design, responsável pelo projeto, relata que, em razão do foco do estabelecimento – a gastronomia italiana contemporânea -, considerou a possibilidade de adotar paredes com tijolos aparentes, uma referência ao Coliseu (anfiteatro construído no período da Roma Antiga).

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante