Já em fase de construção, em Curitiba, o MUDA WF venceu a primeira edição do Concurso Weefor (Imagens: Cortesia dos autores)

Weefor ARQ – 2ª edição:
Arquitetura em primeiro lugar

Sob a missão de desenvolver projetos que atendam necessidades reais do cidadão, ao passo que se conduza a transformações positivas na cidade, a Weefor anuncia seu 2º concurso aberto de arquitetura que, espelhado no sucesso da edição de estreia, em 2019, mais uma vez selecionará e contratará uma proposta de empreendimento residencial a ser implantado em Curitiba (PR). Confira as condições e participe!

Patrocinado

Inusual no segmento onde predominam concursos destinados à realização de obras públicas, a iniciativa da incorporadora Weefor distingue-se duplamente em terreno pouco explorado – afinal, a empresa não só estreou, em 2019, o Weefor ARQ, concurso aberto para a construção de um edifício residencial em Curitiba, como repete a dose e anuncia o lançamento da segunda edição.

Da vontade de concretizar mudanças, a incorporadora é a primeira do segmento no mercado brasileiro a lançar-se, com efetividade, na busca pela boa arquitetura através de concursos, materializando propostas que aliam reais necessidades de pessoas e cidade, à medida que estimula o exercício arquitetônico pela prática de certames públicos.

“A iniciativa é importante para abrir oportunidades. Desperta interesse, por exemplo, em jovens arquitetos e escritórios em formação, incentivando colaborações e dando espaço também àqueles ainda não tão contemplados pelo mercado imobiliário, mas que oferecem igual riqueza de projeto. Com isso ressalto o olhar dinâmico da incorporadora, cuja principal característica é a escuta (…). Senti-me honrada em participar do concurso como jurada, aprendi muito e uso referências de projetos até hoje, incluindo dos não vencedores”, esclarece Lua Nitsche, do paulistano Nitsche Arquitetos Associados, jurada na primeira edição do certame, juntamente a Fernando Mungioli, Pedro Vada, Keiro Yamawaki, Maria Eugenia Fornea e Luiz Augusto Brenner Rose.

 

A proposta do Arquitetura Nacional conquistou segundo lugar na edição de estreia do concurso Weefor ARQ (Imagens: Cortesia dos autores)

 

O objetivo é, portanto, “apoiar a Arquitetura como disciplina fundamental no desenvolvimento social e privado”, sendo o modelo participativo o grande diferencial do projeto, pois “coloca os arquitetos no centro e abre-se à maior compreensão daquilo que será ocupado”, segundo ressalta a incorporadora. Tais princípios norteadores dão ainda corpo a um manifesto, no qual a empresa paranaense ressalta o viés transformador e opositor às forças do mercado, bem como a necessidade de democratizar e ampliar, nacionalmente, o pensamento arquitetônico.

Digno de nota, a ação é também contribuinte ao movimento curitibano que, nos últimos tempos, tem crescido em atenção ao fazer arquitetônico – isto é, multiplica-se a incorporação de obras assinadas que, por lógica, são prudentes quanto às condicionantes urbanas, bem como aos aspectos que determinam um bom projeto.

Na edição de 2019, por exemplo, foram eleitas três propostas que atenderam adequadamente tanto legislação quanto melhores formas de implantação, no que diz respeito à integração com a cidade, visuais, permeabilidade e fruição. Em primeiro lugar o edifício MUDA WF, do NN Arquitetos Associados, da dupla Baldomero Navarro Gomes e Beatriz Froes Nachtergaele, atualmente em fase de construção na capital curitibana – o escritório, junto à incorporadora, também ganhou visibilidade no Iconic Awards, congratulados não apenas pelo projeto, mas sobretudo pela forma de idealizar o produto imobiliário.

Já nos segundo e terceiro lugares, os projetos do Arquitetura Nacional e Yva Arquitetos, respectivamente.

 

Através do Instituto WF viabilizam-se projetos de impacto social (Imagens: Cortesia dos autores)

 

Aos aspectos antes observados, agora também se soma a atenção à mobilidade urbana que, de igual relevância, figura como mais um item de peso a ser pautado pelas propostas que concorrerão nesta segunda edição. Ao vencedor, reserva-se o prêmio em dinheiro baseado nas Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, reguladas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

As inscrições para o concurso se iniciam no final de março de 2022. Quanto às demais informações e condições de participação, o interessado pode conferir no site oficial do certame (www.weefor.arq.br), sendo o montante da taxa de inscrição revertido ao Instituto WF, que viabiliza a concretização de projetos de impacto social.

 

 

www.weefor.arq.br