A coleção assinada por Ruy Ohtake traz a essência do trabalho do arquiteto (Foto: Divulgação/Portobello)

Novas coleções da Portobello criadas em parceria com mestres da arquitetura

Peças apresentadas na Expo Revestir 2022 e já disponíveis nas lojas Portobello Shop, foram desenvolvidas em conjunto com Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake e Paola Navone.

Patrocinado

Uma das maiores empresas de revestimentos do Brasil, a Portobello apresenta durante a Expo Revestir 2022 as suas novidades desenvolvidas em conjunto com importantes nomes da arquitetura mundial. As peças das linhas Soma e Oh!Take | Soul carregam em seus traços a excelência de Paulo Mendes da Rocha e Ruy Ohtake, respectivamente. Entre os lançamentos também está a linha Shibori, que reflete o olhar múltiplo e curioso da renomada designer italiana Paola Navone. Já disponíveis nas lojas Portobello Shop de todo o país, os produtos fazem parte da coleção UNLTD.Dreams — concebida a partir do privilégio humano de sonhar.

 

Oh!Take | Soul

Parceiro da empresa de longa data, Ruy Ohtake colaborou no passado com a criação de outra linha de revestimentos da marca, além de ter assinado os primeiros mobiliários da Officina Portobello. Na coleção Oh!Take, nascida da combinação entre a essência do trabalho do arquiteto e a inovação das grandes superfícies em porcelanato da Portobello, o profissional extrapolou os limites dos processos e materiais — algo constante em seu método criativo.

Desde as fases iniciais do desenvolvimento dos produtos, o uso de cores, das curvas e do concreto foi predominante. O resultado é uma linha com materiais que apresentam sete tonalidades distintas e que podem ser adquiridos nos grandes formatos (120 cm x 120 cm e 120 cm x 270 cm). Há, ainda, três dessas peças disponíveis na nova medida de 160 cm x 160 cm, sendo que apenas três empresas no mundo produzem esse formato e a Portobello é a única no Brasil. A coleção também traz o kit Soul, com peças cimentícias com curvas e cores vibrantes: amarelo (Home), azul (Heaven), branco (Mountain), cinza (Moon) e vermelho (Cliff).

Ao extrapolar os limites entre a arte e o design, assim como desafia as possibilidades do material, Soul se apresenta em dois modelos escultóricos, que em par de ondas criam efeitos de sombra e luz ao tocarem na parede em apenas dois pontos. “Ruy Ohtake nos ensinou a ir além das possibilidades aparentes, a extrapolar os limites e nos desafiar a criar algo além do comum e do tradicional”, destaca Pamela Golin, gerente de produto da Portobello.

Infelizmente, mesmo tendo conduzido grande parte do processo criativo dos produtos, o arquiteto não pôde conferir o resultado do trabalho, que acabou sendo a sua última obra. O filho de Ruy, o arquiteto Rodrigo Ohtake, foi responsável por acompanhar os protótipos finais.

 

Os produtos da linha Oh!Take podem ser adquiridos nos grandes formatos (Foto: Divulgação/Portobello)

 

Soma

A coleção Soma demonstra a mistura do modernismo de Paulo Mendes da Rocha com o trabalho contemporâneo de sua filha, a arquiteta e designer Nadezhda Mendes da Rocha. “Essa linha é uma soma de forças que expressa a consistência do design criado por Paulo e Nadezhda. Paulo Mendes da Rocha, o grande mestre da arquitetura moderna brasileira que tanto admiramos, e Nadezhda Mendes da Rocha, um talento que vem nos presenteando com diversas criações fortes e sensíveis”, afirma Golin, lembrando que Paulo os deixou admirados.

As linhas geométricas, os maxiladrilhos, a arquitetura e a integração entre o concreto e a natureza foram algumas das principais inspirações de Paulo Mendes durante a concepção dos produtos. Nadezhda, que colaborou durante todo o processo, também sugeriu que a coleção tivesse mais cores, já que o seu pai tinha uma preferência pela combinação de branco e preto.

Com a reprodução do concreto em porcelanato nas peças estampadas e lisas — no tamanho de 80 cm x 80 cm —, a coleção Soma possui maxiladrilhos nas cores verde (Natural), terracota (Terra), cinza (Concreto) e fundo puro de cada tonalidade. A coleção tem, ainda, mosaicos ripados nos mesmos tons e formato de 30 cm x 80 cm (desenvolvidos pela Officina Portobello).

Assim como aconteceu com Ruy Ohtake, Paulo Mendes da Rocha também participou de maneira ativa na concepção da coleção, mas não teve a oportunidade de vê-la concluída.

 

A linha Soma leva consigo aspectos da arquitetura modernista de Paulo Mendes da Rocha (Foto: Divulgação/Portobello)

 

Shibori

A arquiteta, diretora de arte, decoradora de interiores, designer e criadora de eventos e exposições no mundo todo, Paola Navone, tem os seus projetos reconhecidos como verdadeiras obras-primas. Com trabalhos desenvolvidos em colaboração com grandes marcas italianas e globais, a profissional já havia atuado em conjunto com a Portobello em 2021. Agora, em 2022, a parceria ganha um novo episódio com o desenvolvimento da linha Shibori, que agrega os tons e os sabores do ocidente com os do oriente. Os produtos também exploram a beleza imperfeita do artesanal e das obras feitas à mão, característica de Navone.

As peças da coleção Shibori têm inspiração na técnica manual de tingimento de tecidos que leva o mesmo nome. Essa arte japonesa milenar é conhecida por sua capacidade de criar padrões exclusivos e inesperados. Os produtos da linha assinada por Paola podem ser encontrados nos formatos 20 cm x 20 cm ou 30 cm x 42 cm (triangular) — ambos em cores vivas. São alternativas neutras para ambientes que valorizam a sofisticação e o estilo arrojado.

“Nos sentimos muito honrados em poder, de certa maneira, homenagear e contribuir com o mundo da arquitetura, design e arte com projetos tão engrandecedores em parceria com esses verdadeiros mestres da arquitetura e do design”, salienta gerente de produto da Portobello.

 

As peças da coleção Shibori têm inspiração na arte japonesa de tingimento manual de tecidos (Foto: Divulgação/Portobello)

 

 

www.portobello.com.br