(Foto: Estúdio 360)

Estúdio OSA: Sede da Federação Paulista de Atletismo (FPA), São Paulo, SP

O novo endereço da FPA deseja refletir o histórico de sucesso da modalidade esportiva representada pela entidade há quase 100 anos. As escolhas projetuais são estratégicas para a comunicação do vigoroso centenário, ao passo que, em pormenores, a estrutura física imprime o tal novo momento da federação

Janeiro de 1924 é o marco de fundação da Federação Paulista de Atletismo (FPA), impulsionado, na época, pela necessidade de um tratamento próprio à modalidade esportiva que, até então, fazia parte do rol de supervisão da Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA). À beira do centenário, a entidade, através de sucessivas gerações de atletas, “permanece sustentada por sua ascendência técnica de âmbito nacional, cabendo-lhe o mérito de distinção, bem como de honra àqueles que fazem parte dessa história”, segundo o que a si se afirma.

Como para integrante dos anos de existência da federação está Orlane Santos, arquiteta e ex-atleta recordista na modalidade, que, em 2020, lançou-se à combinação de ambas as expertises, vencendo a licitação de projeto de arquitetura conduzida pela FPA.

Estive dedicada 20 anos ao atletismo. Viajei o mundo inteiro e vi muito do que se referia à modalidade – estádios, espaços corporativos de importantes empresas do setor, e outras tantas estruturas -, e, na época, já era estudante de arquitetura. Então tive um olhar que fundia noções de atleta e arquiteta. (…) Para elaborar a sede da FPA, pude converter esses insumos e combiná-los a minha maneira de projetar para o corporativo: desenvolvendo o espaço sob a óptica que o mercado possa ter sobre a empresa. Ou seja, em todos os pontos, estivemos alinhados, eu e a FPA”, declara a arquiteta Orlane Santos.

 

(Foto: Estúdio 360)

 

Conceitualmente, a nova sede aspira ser símbolo do sólido histórico da entidade, reservando-se, sobretudo, a indicar a prosperidade, em novos tempos, que converge para sinais de contemporaneidade e adaptações da comunidade de atletismo e mercado. A proposta vencedora mantém, portanto, em sua arquitetura, a imagem robusta dos quase 100 anos institucionais, enquanto, em uma gama de estratégias de projeto, comunica a abertura para novos contextos.

A organização de setores é o principal exemplo dessa demanda. Esquematicamente, o programa de necessidades corporativo é disposto sob a perspectiva de integração, cuja estratégia destina às áreas, mesmo que por vezes mais reservadas, flexibilidade de integração espacial, livre de barreiras físicas; ou ainda, se setorizadas, mantendo pontos de visada inteirados às demais.

 

 

(Fotos: Estúdio 360)

 

Há na estrutura a recorrente opção por amplos planos verticais envidraçados, táticos para a viabilidade do partido arquitetônico integrativo; ou ainda divisórias móveis, adaptáveis tanto a atividades compartilhadas quanto a momentos de maior privacidade. Adjunta está a atenção ao conforto dos colabores, a quem se proporciona acomodação ergonômica, acústica, térmica, luminosa.

 

(Foto: Estúdio 360)

 

É então possível compreender, de forma sintética, a proporção espacial do ambiente que, ao longo do eixo principal de circulação, é ainda orientada pela pista de atletismo, que conduz a todos os setores da sede – desenvolvida em grânulos de borracha e flocos coloridos de EPDM (etileno-propileno-dieno-metileno), ao nível do piso estão três faixas retas, continuadas, no plano vertical, pelas curvas em “meia-lua”, aludindo ao modelo oficial da pista de corrida.

 

 

Tínhamos vários desafios quando assumi a presidência da FPA – um deles era justamente trazer um olhar mais moderno para uma entidade prestes a completar 100 anos. Então uma das condutas foi transferir uma visão institucional mais contemporânea através da nova sede. É uma forma de colaboradores, gestão, comunidade, mercado, patrocinadores verem o novo momento do atletismo. O sucesso da modalidade é retratado na estrutura física do nosso dia a dia”, conclui Joel Lucas Vieira de Oliveira, presidente da FPA.

 

Fornecedores

RS Design (Mobiliário);
Savona Marcenaria (Marcenaria);
Top Track (Pista de atletismo);
Archiforma (Decoração)

Ficha Técnica

Sede da Federação Paulista de Atletismo (FPA)
Local
São Paulo, SP
Ano de projeto 2020
Conclusão da obra 2022
Arquitetura Estúdio Osa - Orlane Santos (autora)
Fotos Estúdio 360