Conteúdo Stobag:
Abrigo em cobertura retrátil

É a marquise de 40 metros quadrados que marca a entrada da nova casa de culinária nordestina Mangai, em São Paulo. Com a função de proteger os clientes contra insolação e chuva, especificou-se a cobertura retrátil Folding Pergola – um produto Stobag que, dentre diversas atribuições, lidera o mercado por oferecer customização, longa vida útil e design singular.

Patrocinado

A mais nova sede da rede de restaurantes Mangai abriu as portas em uma das esquinas da avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo – na verdade, a tradição da casa é originária da cidade de João Pessoa (PB) e, desde 1989, faz sucesso pelos pratos nordestinos comumente bem posicionados em rankings gastronômicos. É claro que tamanha representatividade carecia de um espaço que fizesse jus à qualidade dos serviços e, para isso, o escritório Leonardo Maia Arquitetos, também pessoense, recebeu a tarefa de elaborar um projeto que atentasse, principalmente, à oferta de conforto e hospitalidade ao visitante.

O conceito foi então assumido desde a entrada, uma vez que, independentemente de chuva ou calor, o cliente permanece abrigado pela marquise que ocupa a maior extensão da fachada principal. Trata-se de uma estrutura metálica preexistente composta por vigas em perfis I parafusados entre si, cuja vedação fica a cargo da Folding Pergola, um produto Stobag que encabeça o mercado de coberturas externas.

Nesse caso, a cobertura retrátil de 8,15 metros x 4,88 metros acomodou-se em tal estrutura de aço, que, por sua vez, devido ao antigo estado levemente desalinhado, exigiu que o processo de instalação se desenvolvesse de maneira conjunta entre a equipe de engenharia do próprio Mangai e a revenda autorizada Uniflex Brooklin, esta também responsável pela especificação e coordenação do projeto, bem como pelo primeiro contato com o cliente.

 

 

Assim, a parceria concluiu que a fixação do produto deveria ser invertida, ou seja, com o posicionamento das calhas na parte posterior da marquise, a fim de alcançar maior discrição em relação à coleta da água pluvial. Além disso, intencionada em mimetizar a estrutura da cobertura, a equipe de arquitetura especificou a cor bronze para os perfis de alumínio (a mesma aplicada ao suporte metálico da marquise) e toldos marrom/baunilha – ambas as preferências com o propósito de reforçar a neutralidade da fachada.

O grupo justificou a preferência pelo produto devido à resistência que apresenta, dado que a estrutura em alumínio sempre se desenvolve em perfis generosos de longa vida útil, altamente resistentes à direta exposição a intempéries. Outra vantagem apontada consiste na qualidade dos tecidos, pois filtram, no mínimo, 90% dos raios UV. Tal característica se soma às membranas também capazes de manter estabilidade dimensional e cores originais. Ainda, a confecção sob medida oferece liberdade ao especificador, isso porque a Folding Pergola alcança até 10 metros de largura e 7 metros de projeção, resultando na possibilidade de ampliar 70 metros quadrados de área útil externa.

Não menos importante dentre as inúmeras vantagens é ainda o cumprimento das expectativas do cliente quanto ao prazo de entrega: “A Stobag foi superparceira e viabilizou os produtos em tempo recorde para atendermos a urgente necessidade do Mangai, que estava às pressas para sua inauguração”, conta Viviane Pinholi, sócia- proprietária da Uniflex Brooklin.

 

 

www.stobag.com.br
[email protected]


(41) 2105-9000
0800 709 9080